Como usar planilhas

Descubra como inserir muito conteúdo rapidamente na plataforma da mobLee

O que é uma planilha de conteúdo

Dentro da aba de Conteúdo existem vários menus onde você pode adicionar os conteúdos do seu evento:

  • produtos
  • expositores
  • programação
  • categorias

Em cada menu, você tem a opção de inserir conteúdos manualmente ou via planilha.

A planilha de conteúdo é uma forma de inserir muito conteúdo de uma única vez. Ela é indicada para eventos que tem muitos itens de programação, palestrantes, produtos ou expositores. Para evitar que você insira manualmente um por um, você pode exportar o modelo de planilha, preenchê-lo e enviá-lo novamente pela plataforma da mobLee.

Cada menu dentro da área de Conteúdo tem a sua própria planilha modelo, que deve ser exportada e preenchida seguindo a estrutura do arquivo.

Baixar a planilha modelo

  1. Entre na plataforma da mobLee.
  2. Na página "Eventos", selecione o seu evento.
  3. Clique na aba Conteúdo.
  4. No menu lateral esquerdo, clique no menu onde você quer adicionar conteúdo.
  5. Clique no botão exportar
    Uma planilha será baixada no seu computador e você poderá editá-la usando o Excel ou outro editor de planilha que você deseja.

     

    Lembre-se!

    Para editar a planilha no Excel, você deve clicar em HABILITAR EDIÇÃO.

Uma planilha será baixada no seu computador e você poderá preenchê-la com as informações do seu evento.

Preencher a planilha modelo

Depois de baixar a planilha no seu computador, você deve preenchê-la.

ATENÇÃO!

Para que a planilha seja lida corretamente pela plataforma da mobLee, o formato da planilha é padrão e não pode ser alterado! Alterações nos títulos dos campos, adições ou exclusões de colunas impede que as informações sejam lidas pela plataforma, portanto, apenas preencha os campos. 

No exemplo abaixo, a planilha de usuários:drthrthrtfh

 Todas as planilhas modelo contém colunas e abas, que não devem ser alteradas. As colunas são espaços para adicionar informação e as abas (quadradinhos coloridos na base da planilha) separam o tipo de conteúdo.

No exemplo abaixo, as abas da planilha de usuários. Você pode adicionar os usuários e já associá-los a uma categoria: 

Você também pode subir imagens nas planilhas de conteúdo através dos links das imagens nas colunas específicas. Essas imagens devem estar armazenadas num site de hospedagem na nuvem (Drive, Dropbox). Lembre-se de se certificar que os links são públicos, ou caso contrário não conseguiremos encontrar a fonte do arquivo.

Preenchimento dos idiomas

Todas as planilhas tem campos para preenchimento em três idiomas: português, inglês e espanhol. Você deve preencher apenas as colunas correspondentes aos idiomas do seu evento!

Por exemplo: se você quer disponibilizar o conteúdo do seu evento em português e espanhol, deve preencher o conteúdo apenas nos dois idiomas e deixar o inglês em branco.

Os campos pré-definidos e gerais dos itens, como o código único, datas e horários, devem ser preenchidos independente do idioma em que você irá disponibilizar os conteúdos.

Como associar categorias aos itens adicionados?

A primeira aba (category) refere-se às categorias.

Para inserir uma categoria via planilha, você deve definir um código único (ID), que é o seu identificador, e ele não pode se repetir. Veja neste artigo como definir o ID.

Depois de criar os IDs das categorias, você deve associá-los aos itens da planilha. Para fazer isso é só encontrar a coluna de categorias na aba do conteúdo e inserir os IDs das categorias que já foram definidas. Veja no exemplo:

Definindo os IDs das categorias na aba Category:

Associando as categorias aos expositores na aba de conteúdo, no exemplo, a aba de exhibitor_company:

Como enviar a planilha?

Tudo inserido na planilha, é hora de fazer o envio! Dentro do menu que você quer inserir o conteúdo, clique em Enviar planilha e selecione o arquivo correspondente ao item de menu atual. Após selecionar o arquivo, o upload da planilha será realizado, e se tudo estiver ok, o conteúdo será importado.  

Atenção!

Não altere o nome do arquivo. O ideal é manter o nome do arquivo exatamente como ele está quando é baixado.